CPI convoca diretoria e conselheiro da Cooamat para explicações sobre fraudes

A reunião que ocorreu nesta terça-feira (18) para definição dos nomes a serem chamados pelos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar a suspeita de fraude e simulação de negócios na Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), aprovou a convocação de quatro diretores da instituição. O pedido de comparecimento de um dos personagens principais da CPI, o produtor rural Eraí Maggi (PP), foi retirado de pauta.

Após um logo embate entre o relator, Emanuel Pinheiro (PR), e o proponente da CPI, José Riva (PSD), ficou estabelecido que os esclarecimentos que devem ser feitos por Eraí Maggi, frente a Comissão, entrarão em discussão na próxima terça-feira (25), para que não atrapalhe o início das investigações.

Logo no inicio da reunião, Riva propôs o nome de Eraí como um dos convocados, mas Pinheiro argumentou que não haveria tempo hábil, pelo fato de terem uma curta data para apresentar resultados e, para não “contaminar o trabalho da CPI”, o nome foi deixado de lado. Emanuel Pinheiro argumentou que, se chamarem o produtor rural, isso levaria a uma colocação que a CPI teria sido montada contra ele, o que seria derrubada com a defesa de uma equipe jurídica.

“Acredito que a convocação do Eraí Maggi é necessária e extremamente importante, pois estamos falando do fundador da cooperativa, e por isso, acho que tem muito a contribuir com essa CPI. Devemos dar o direito ao contraditório, e a vinda dele vai ocasionar isso, pois até agora só conhecemos o outro lado da moeda”, rebateu Riva ao retirar o nome de Eraí da pauta.

CONVOCADOS

Até o momento, ficou certo que Donato Cechinel (presidente da Cooamat), José Vengrus Filho (secretário da cooperativa), Roberto Bertoncello (diretor executivo financeiro) e Saul Lourenço de Lima (conselheiro fiscal) devem comparecer para prestar esclarecimentos sobre os trâmites administrativos da instituição. 

REQUERIMENTOS APROVADOS

O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) apresentou requerimento para solicitar informações ao presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Onofre Cezário de Souza Filho, sobre a situação fiscal da Cooamat para comprovação do pagamento em dia ou não por parte da Sefaz, informações sobre o pagamento de ICMS da cooperativa e à Procuradoria Geral do Estado (PGE), pedidos de comprovantes de pagamentos da Cooamat. 

Já José Riva pediu que a Secretária de Estado de Fazenda (Sefaz) forneça informações sobre as exportações, transferência de produtos e aquisição de insumos ligados à Cooamat. 

Em virtude do feriado de quinta-feira (20), os integrantes da CPI se reúnem na tarde desta quarta-feira (19) para discutir o calendário das oitivas.

0 Response to "CPI convoca diretoria e conselheiro da Cooamat para explicações sobre fraudes"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme